Workshop Adobe Photoshop Lightroom

1 e 2 de Feveriro de 2014

12 Vagas a 125€

14 Horas

Sábado

10:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:30

Domingo 

10:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:30

 

O que é o Adobe Photoshop Lightroom?

O Lightroom é um programa de edição de imagens e gestão do arquivo fotográfico, simples e intuitivo, pensado para o trabalho de fotógrafos  amadores e profissionais.

Se quer dar uma resposta ao seu arquivo e tirar mais proveito das suas fotografias, este workshop da XPOSED é a solução que procura.

No final do workshop será entregue documentação sobre os temas abordados.

 

Objectivos

Compreender o funcionamento das principais ferramentas do programa, em particular dos módulos Library (Biblioteca) e Develop (Revelar), de forma a que após o workshop, os formandos saibam como organizar o arquivo fotográfico, tratar imagens, e apresentá-las.

Formador

Bruno Rascão

Define-se antes de tudo como um fotojornalista. Um fotógrafo que gosta da notícia, da história e do acontecimento.
Durante 10 anos, trabalhou na imprensa de referência em Portugal (Público, Independente, Visão) e em 2006 mudou-se para Espanha onde continua a investigar e a construir as suas próprias reportagens, feitas de fotografia, texto e vídeo.

Dá formação em imagem no CENJOR na área de fotojormalismo diário, reportagem e edição.
A partir de 2010, passou a dar formação também no programa Adobe Lightroom, a sua ferramenta de trabalho para gestão, edição, tratamento e apresentação de imagens. 

 

NOTAS:

Os formandos devem trazer um computador portátil com o programa Lightroom 5 instalado.

Devem trazer também um conjunto de mais de 100 imagens (de temas diferentes, se possível) e de preferência em formato Raw.

 

 

 

Para fazer a sua pré-inscrição preencha o formulário

 

Qualquer pessoa apaixonada pela fotografia rapidamente acumula centenas ou milhares de imagens no disco rígido e pergunta-se:

 

  • Com que programa posso gerir o meu arquivo para organizar e encontrar facilmente as minhas fotografias?
  • Com que programa devo tratar as minhas imagens? Com o Photoshop?

 

 

O programa Adobe Photoshop Lightroom é a resposta às perguntas acima formuladas. É certo que a gestão e a organização do material fotográfico (o arquivo) é extremamente importante para o fotógrafo, pois, caso contrário, corre o risco de espalhar imagens pelo disco rígido que muitas vezes não sabe localizar.

O programa foi criado pelo veterano da Adobe Mark Hamburg, que começou a desenhá-lo em 2002, baseando-se num estudo detalhado do trabalho dos fotógrafos profissionais. Em 2006, saiu a primeira versão do Adobe Photoshop Lightroom: um laboratório digital para simplificar e agilizar a gestão e o processamento das imagens, mas para também para apresentá-las.

Hamburg, que trabalhava desde 1990 na Adobe e participou no desenvolvimento do Photoshop a partir da versão 2.0, sabia que este programa se tinha transformado em muito mais do que uma ferramenta para tratar fotografias; era uma ferramenta complexa para a pós-produção avançada e a criação de imagens vetoriais. Resumindo, um programa cuja maior parte das ferramentas não tinham utilidade para os fotógrafos. O Adobe Photoshop Lightroom nasce assim de uma ideia: criar uma ferramenta a pensar exlusivamente no trabalho dos fotógrafos.

Especialmente desenhado para trabalhar com ficheiros Raw (arquivos em bruto não processados), o Lightroom veio revolucionar o método de trabalho digital. Uma das grandes novidades é que os tratamentos realizados no programa não são destrutivos, porque não processam o pixel. Os tratamentos são efetuados em forma de dados associados à imagem, que só são processados quando se exporta uma cópia da mesma. Por seu lado, o Photoshop processa o pixel, com a correspondente perda de qualidade, a cada acção.

Outra das grandes novidades é que o programa é também uma base de dados à qual podemos acrescentar informações sobre as imagens em qualquer momento. Além do mais não existe “Save” em Lightroom, porque todas as modificações são automaticamente guardadas num catálogo.

Adobe Photoshop Lightroom é por isso a ferramenta mais eficaz, além de barata (cerca de 150€), para trabalhar as fotografias no computador (gerir e editar, tratar, criar de slideshows, paginar livros, paginar imagens para imprimir, situar imagens num mapa com localização GPS, desenhar galerias para internet), dispensando qualquer outro programa. No entanto, se o fotógrafo precisar de ralizar uma pós-produção mais avançada, o Lightroom está ligado ao Photoshop, onde o fotógrafo pode manipular a imagem, processando-a, e continuar a trabalhar com ela no Lightroom.